Em Xanxerê, havia poucas escolas, [...] mas era necessária mais de uma escola na cidade, uma escola diferenciada, que cuidasse da formação das meninas, pois o município crescia cada vez mais. O colégio Santa Maria Goretti veio instalar-se nessas terras a convite da elite local.
O colégio foi construído em local estratégico, próximo ao centro da cidade, entre a Igreja, a Prefeitura Municipal e a praça da cidade. Ampliações poderiam ser feitas facilmente, pois o terreno era espaçoso e longe de qualquer local que pudesse distrair as alunas.
A chegada das irmãs em Xanxerê foi festiva, foram recebidas com carinho e muito aclamadas pela população.
Em meados de 1953, o Sr. Nilo Munaretti entra em contato com a Madre da Província das Irmãs São José, solicitando a instalação de uma Casa de Formação para meninas, com objetivo atender e desenvolver vocações.
O colégio não apenas dava aula de ensino regular, mas também cursos de corte e costura, música, datilografia. Outros serviços eram prestados à cidade, como visita às colônias, ao Posto dos Índios e visita aos pobres.
Em 14 de outubro de 1956 ocorreu a benção da Pedra Fundamental do Educandário Santa Maria Goretti, fato muito festejado, uma construção que beneficiava e honrava os xanxerenses e enriquecia a cidade. As bênçãos eram realizadas cada vez que havia a inauguração de um novo espaço no colégio.
Com uma necessária ampliação devido ao grande número de alunos, o colégio passa a se chamar Ginásio São José, passando a integrar alunos que haviam concluído a quarta série primária, tendo quatro anos de duração a partir de 1956.
Obs. 1: Fonte das fotos: Acervo da E.E.B. Presidente Artur da Costa e Silva.
Obs. 2: Antes de usarem qualquer foto de propriedade da escola, antes pedir autorização e citar a fonte.
Olá, entre em contato com a escola pelo email eebcostaesilva@yahoo.com.br para mais informações!
ResponderExcluir
ResponderExcluirFoi gratificante rever este lugar, lembrar histórias,o colégio que estudamos, que marcou a vida de muitos, formou caráter. Obrigada